Ações da SFB

Save Food Brasil realiza evento sobre os desafios para a redução do desperdício de alimentos

A Save Food Brasil realizou no dia 27 de setembro de 2017 um evento para informar, promover interações e discutir os principais desafios que o Brasil enfrenta para a redução do desperdício de alimentos.

O evento atingiu sua capacidade máxima de convidados e, ao todo, estavam presentes 40 entidades (empresas privadas e públicas, FAO|ONU, instituições e associações de classe, ONGs, universidades e governos), representadas por 57 participantes.

Estiveram em destaque a criticidade do tema, os impactos socioambientais e econômicos, a relação com a segurança alimentar e a relevância da mensuração como passo importante para identificar pontos críticos a serem corrigidos. Também foi ressaltado que a redução de perdas e desperdício de alimentos não é responsabilidade exclusiva do governo e deve envolver toda a sociedade civil, centros de pesquisa e a iniciativa privada.

Foram realizados três painéis abordando “Mensuração”, “Legislação, Doação e Bancos de Alimentos” e “Tecnologia e Inovações”. Antes do encerramento, uma Mesa de Discussão debateu políticas públicas, responsabilidade empresarial e formas de identificar e atuar na redução de perdas e desperdício de alimentos. Nesse momento, os participantes puderam trazer suas contribuições sobre como o tema pode ser disseminado no país.


Parceiros da Save Food Brasil, a Embrapa e a WRI Brasil também divulgaram o tema e o evento.

Acesse o Relatório Evento SFB que traz o conteúdo gerado, com destaque para os principais desafios e oportunidades.

 

Lançamento da iniciativa Save Food Brasil no Rio de Janeiro

No dia 30 de novembro de 2016, aconteceu no Refettorio Gastromotiva (Rio de Janeiro) o lançamento oficial da iniciativa Save Food Brasil, com apoio institucional e presença da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO|ONU), Embrapa, WRI e WWF-Brasil.

A Save Food é uma rede global lançada em 2011 por empresas privadas em parceria com a FAO|ONU, com o intuito de agregar organizações em torno de projetos de combate ao desperdício de alimentos. O evento no Rio de Janeiro reuniu importantes protagonistas e setores representantes dos vários elos das cadeias de produção e comercialização de alimentos, áreas de pesquisa, associações setoriais e ONGs atuantes na área.

De acordo com os representantes da Save Food Brasil, Alcione Silva, Murillo Freire e Walter Belik, a iniciativa tem por objetivo contribuir ativamente para reduzir as perdas e desperdício de alimentos no Brasil por meio da promoção de sinergias, cooperação e comunicação entre grupos, pessoas e organizações atuantes na área, além de buscar maior conscientização na sociedade.

Segundo apresentação de Tania Santivanez, representante da FAO na América Latina, 127 milhões de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas ao ano, suficiente para satisfazer as necessidades alimentares de cerca de 300 milhões de pessoas. “E o Brasil é peça-chave para que sejam alcançados os objetivos da ONU de redução de perdas e desperdício de alimentos na região”, comentou Tania.

Houve grande engajamento e apoio dos participantes, que confirmaram a necessidade de estruturar uma rede que reúna iniciativas, conhecimentos e colaboração para dar continuidade às ações e atingir os objetivos propostos.

Também foram realizadas muitas trocas e parcerias entre os presentes, reforçando ainda mais a necessidade de reunir esses atores para compartilhar experiências e facilitar conexões.

Acesse aqui os materiais do evento, incluindo o registro gráfico com as principais contribuições.

 

Save Food Brasil participa do Sustainable Foods Summit 2016

A Save Food Brasil participou do evento Sustainable Foods Summit, realizado nos dias 29 e 30 de junho de 2016, em São Paulo. A iniciativa foi amplamente divulgada no evento, com palestras de Alan Bojanic (FAO Brasil) e Viviane Romeiro (WRI Brasil), apoiadores institucionais, e também no estande oficial da iniciativa no evento.